segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROJETO: Antena de vhf 2 X 5/8 de sucata ( Atualizado 11/06/13 )

Uma antena de vhf 2x5/8 feita com materiais de sucata,estou usando ela atualmente como teste e estou surpreso com o rendimento dela e não foi muito dificil de fazer quem quiser arriscar .
Obs: antes de modular com a mesma teste a estacionaria com o medidor e vá ajustando o cano de cima até o melhor roe possivel para a faixa de vhf que vai usar boa sorte.


51 comentários:

  1. ola boa noite qual a distancia entre as espira

    ResponderExcluir
  2. Tem o projeto para uma antena de 2x 5/8 de onda para uhf na faixa de 462.725 mhz ?

    ResponderExcluir
  3. Qual o diametro do tudo que fez a bobina? Forte 73'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi usado aquele cano marrom para água de 3/4.

      Excluir
    2. Nllson, como o Senhor elaborou o projeto para 2x 5/8 de onda ? Tem como desenvolver para uhf faixa de radioamador ?

      Excluir
  4. Alguém tem o projeto da antena 2x 5/8 para 435 mhz ?

    ResponderExcluir
  5. Só pra reportar, construi a antena aqui, esta com um desempenho muito bom. Forte 73' PU4PRX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a uma antena plano terra, qual foi o rendimento da sua antena ?

      Excluir
  6. Diâmetro de 3/4, bobina de 32 voltas mas eu não posso utilizar na bobina, o fio de 1,5 mm de cobre ?

    Como irei fazer com que os elementos fiquem em cima um do outro ?

    Wilson 73

    ResponderExcluir
  7. Qual o tamanho de fio de 32 espiras ?

    ResponderExcluir
  8. aI AMIGO FORTE 73 ESTA ANTENA TEM ALGUMA BOBINA NO PÉ ONDE FICA OS RADIAIS OU SO A QUE MOSTRA A ILUSTRAÇÃO?

    ResponderExcluir
  9. Só a bobina no meio, embaixo só os radiais mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Também confeccionei esse projeto.Excelente transmissão e recepção. Py2 PNI.

    ResponderExcluir
  11. Qual o tamanho dos radiais? Ela funciona em curto?

    ResponderExcluir
  12. Tamanho dos radiais é de 0,50cm conforme descrição do esquema.
    Essa antena não funciona em curto, os radiais são negativos.
    73 a todos

    ResponderExcluir
  13. Tamanho dos radiais é de 0,50cm conforme descrição do esquema.
    Essa antena não funciona em curto, os radiais são negativos.
    73 a todos

    ResponderExcluir
  14. tenho uma sucata de antena. mod. ( A R S ) 5/8 .de onda,. ela tem um gatilho.com 5 voltas em um diametro de 3 cm,.acima .dos 4 refletores de 50 cm.depois um tubo de 1.1/4 . com um comprimento de .80 cm.nesse espaço tenho que montar uma bobina.depois dela continua outro tubo de um diametro menor com 97 cm.logo uma alça de gama.depois mais um tubo com duas partes.com ajuste.de tamanho .com 1m,18 cm, quero usar essa ant, nas freq. maritimas. de 156. a pergunta seria ! qual a bobina ideal.e com contas voltas. para essa ant. ??? Gabriel.. py2vdj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas antenas com gama match são meio complicadas de mudar muito a frequência central para qual foram projetadas, más no geral a regra é o seguinte maior o tubo depois da ultima bobina menor é a frequência de operação, e menor o tubo maior a frequência levando em consideração que quando falo menor o tubo ele não pode ser menor que 1/4 de onda da frequência que vc pretende usar, e quando eu falo maior não pode ser maior que 1 onda da frequência que for usar,caso os ajustes do cano de cima deixem a parte de cima da ultima bobina maior ou menor em tamanho do que citei acima deve-se alterar a bobina onde mais voltas aumenta o tamanho ficticio da antena e menos voltas diminui o tamanho ficticio dela, o diametro da bobina tambem, mais estreito menos voltas para dar o mesmo efeito de uma de diametro maior o inverso também é verdade um exemplo: diametro de 5 cm por 10 voltas é igual a diametro de 3 por 6 voltas( use a famosa regra de três) lógico que é um exemplo didatico para entender o funcionamento da bobina, lembre-se que não estou levando em conta a reatancia indutiva que modifica em muito o recepção e o roe na transmissão.

      Excluir

      Excluir
  15. Essa antena fala em qual frequência. .. colokando na medida serta

    ResponderExcluir
  16. Essa antena fala em qual frequência. .. colokando na medida serta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vhf dependendo do ajuste do câninho de cima, para 148 Mhz central cano mais curto, para 144 mhz central cano mais longo, ai vai depender do ajuste e da medição de roe, más no geral eu fiz ele para operar em 146 mhz como frequência central

      Excluir
  17. ola ! com faço a ligação do conector? tem como vc colocar o esquema da ligação do conector ao positivo ?

    ResponderExcluir
  18. Faça um chicotinho de uns 10 cm solde o positivo da antena no positivo do cabo ( fio do meio do cabo de 50 ohms), e os radiais na malha do cabo, isole para não ter curto entre o positivo e o negativo, na outra ponta do chicotinho solde um terminal femea ou use um terminal macho com adaptador macho para macho, deposis de feito isole bem para não entrar água no cabo.

    ResponderExcluir
  19. Eu queria fazer uma 5/2x2 para UHF frequência 438mhz com bobina em baixo alguma idéia das voltas da bobina de abaixo?? Agradeço qualquer ideia

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz essa antena com um ganho exelente em 146.400Mhz
    Posso mandar fotos por watts 67-99633.5976

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se alguém já fez com a medida para frequência 143 625 Qual é o tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o amigo da postagem acima reportou que fez ela e ficou legal em 146.400 Mhz, e vc quer para uma frequência um pouco abaixo da dele, experimente fazer o cano de cima onde regula ela um pouco maior, tente uns 15 cm a mais do que manda o projeto, ai você vai regulando até obter o melhor resultado.

      Excluir
  22. ola gente. tem alguém que poderia me passar o calculo de uma antena plano terra 5/8 calculo para 98,7

    ResponderExcluir
  23. ola´, gostaria de testar esta antena para vhf, para o canal 3, porem não sei a frequencia em megahertz
    Adolfo, whatsapp 011 949290958

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canal 3 é faixa do cidadão (px) ele é em HF, essa antena é para VHF (popular 2 metros), desconheço canal em VHF para radio amador, s você se refere ao canal 3 dos rádios motorola talkabolt eles são em UHF tambem não serve essa antena.

      Excluir
  24. Fiz a antena conforme o conforme o projeto Só achei excelente a recepção da antena porém a transmissão não está do jeito que imaginava acredito que seja o roe a auto a minha dúvida é porque estou usando o cabo com 11 metros e não usando o número ímpar 1825 se eu cortar o cabo 10 em 10cm melhora o roe ou so na parte d cima mesmo da antena pois ta idêntico ao original so o cabo q não sei o melhor tamanho pra obter roe ideal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito que eu costumo fazer, ligo no medidor de estacionaria no radio com um rabicho de no máximo 20 cm, uma ponta do cabo no medidor de estacionaria a outra ponta do cabo ligo em uma carga fantasma de 50 ohms e vejo como esta o roe, a partir dai vou cortando o cabo de 5 em 5 cm até o roe ficar legal, ai tiro a carga fantasma e plugo o cabo na antena e vou regulando a ponta dela até conseguir o melhor roe.

      Excluir
  25. Ótima Antena, eu PU3ALK e meu Amigo PU3JPE fizemos duas dessas e estamos utilizando em uma repetidora, excelente rendimento, agradecimento ao PU9GOB que tirou algumas duvidas e enviou imagens da montagem.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  26. Eu sou novo em antenas queria sabe qual parte fica o negativo e qual o positivo desde ja agradeço e as antenas do plano terra aquelas varetas sao com dois polos ou so um tipo nelas so compoem o negativo ou o positivo vai dentro da vareta tbem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As varetas (nome correto é radiais) que ficam em 45 graus para baixo ou na horizontal das antenas plano terra ou 5/8 são os negativos (a malha do cabo ou toda aquela parte metálica externa do conector) as varetas que ficam em pé (na vertical) (nome correto é irradiante) são o positivo (parte de dento do cabo ou o pino central do conector),o radial e o radiante são isolados entre si ( caso um encoste no outro provoca um curto ai seu radio já era.

      Excluir
  27. Eu queria saber qual a medida distancia entre os dois elemento medida do tecnil. Isolante.que isola da base para o positivo.distancia entri os dois.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou PU7NHW Bebezão por fortaleza CE. Um forte 73.

      Excluir
    2. Se você está se referindo ao isolante entre os radiais negativos e o inicio do vertical positivo, não é muito critico pode usar uns 2cm até uns 5cm que fica bom, o importante é ficar bem firme e usar um material isolante bem resistente pois ele vai sustentar toda a parte do positivo

      Excluir
    3. OK muito obriga pela a tenção.

      Excluir
  28. Eu sou PU7NHW Bebezão por fortaleza obrigado.um forte73.

    ResponderExcluir
  29. Até agora não véi qual o tamanho dos elementos pra mim fazer uma antena ver f 144mhz alguém pode m dizer?

    ResponderExcluir
  30. essa antena e ajustada pra 146000mhz ate 148000mhz

    ResponderExcluir
  31. Araújo pu7 isy. Fiz a antena, muito bom rendimento tanto na recepção quanto na transmissão. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  32. Amigo, o irradiante é cano de alumínio ligado ao cano de pvc que ficara a bobina? Tiro 32cm de cabo debpvc o resto é alumínio, latão ou algo desse tipo?
    Faltou essa info..
    Tks

    ResponderExcluir
  33. O irradiante é toda a parte desde onde liga o positivo do cabo passando pela bobina e pelo resto acima da bobina, a bobina tem a função principal de encurtar o tamanho da antena.

    ResponderExcluir
  34. Tem alguma para UHF com bobina de base?

    ResponderExcluir
  35. Fiz esse projeto como tá aqui no blog e consegui uma estacionária de 1.1 1.2 de 144Mhz à 146 Mhz. (Sem alterar a medida) Tem um rendimento impressionante. Obrigado...!

    ResponderExcluir