terça-feira, 28 de setembro de 2010

TELECOMUNICAÇÃO: Como funciona o celular.

Quando alguém liga o telefone celular estabelece contato, via rádio, com a rede de telefonia celular, que envia sinais para a rádio-base mais próxima. Essa base, por sua vez, envia a chamada para um comutador [operador de correntes elétricas] de telefonia móvel. Se a chamada é feita para um telefone fixo, aquele que fica parado em casa ou no máximo se move a uma pequena distância se for do tipo sem fio, o comutador a envia para a rede de telefonia fixa.


Mas se a ligação é para outro telefone celular, ele a direciona para outra estação rádio-base, e através da antena emite sinais de rádio para o telefone celular do outro usuário. Essas estações enviam e recebem sinais de rádio. Embora muito sofisticados, uma das coisas mais interessantes sobre telefones celulares é que, no fundo, são radiotransmissores portáteis parecidos com walkie-talkie, e que estão a cada dia menores.

O rádio de ondas curtas [OC] permite que pessoas se comuniquem usando a mesma freqüência de onda, mas nesse caso, só pode falar uma pessoa de cada de vez. Ou seja, uma fala, a outra escuta e depois, o contrário. O telefone celular é um dispositivo dual. Isso quer dizer que existe uma freqüência para falar e outra, a parte, para escutar. Por isso, as pessoas podem falar ao mesmo tempo e até interromper o que o outro está dizendo. O rádio OC tem 40 canais e pode transmitir até 5 milhas [1,6 mil quilômetros] de distância.

O celular tem 1664 canais e pode operar com células [torres diversas distribuídas por vários pontos da cidade], em longas distâncias. Um walkie-talkie pode transmitir até 15 milhas [16,6 mil quilômetros]. A célula corresponde a 10 milhas quadradas [11,6 mil quilômetros], e pode ser imaginada como um hexágono. Juntos, eles formam um grande campo hexagonal para a comunicação. Cada célula tem uma estação-base. Dentro de cada celular existe um transmissor, que funciona com uma bateria carregada pela energia elétrica.

Diferenças entre GSM e CDMA:

Existem, porém, várias tecnologias e empresas que oferecem equipamentos e serviços de telefonia celular. Em todo o mundo, 71% dos celulares têm tecnologia GSM [Sistema Global para Comunicação Móvel]; CDMA [Acesso Múltiplo por Divisão de Código] está presente em 13%; TDMA [Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo], presente em 10%; e as demais em . O GSM é o sistema mais utilizado no mundo, conhecido como padrão digital europeu, que aumenta em mais de dez vezes a velocidade de transmissão das informações.

Já O CDMA, no qual cada circuito de voz é rotulado com um único código e adota um número maior de pequenas antenas retransmissoras é o mais usado nos Estados Unidos. No Brasil o TDMA foi o sistema mais usado. Utilizavam antenas grandes, que centralizavam maior quantidade de transmissões em uma unidade, mas detém apenas 10% do mercado de telefonia móvel do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário